Image Map

terça-feira, 19 de maio de 2015

Dia Internacional da Família é celebrado hoje.

  familia2014A data foi celebrada pela primeira vez em 1994, instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), durante Assembleia Geral. O dia 15 de maio trata-se de uma comemoração internacional. No Brasil, Dia da Família, celebra-se em 08 de dezembro. Esse ano, a ONU propõe temas de reflexão como "A verdadeira felicidade está na própria casa, entre as alegrias da família", "Paz e harmonia: eis a verdadeira riqueza de uma família", "A verdadeira família é aquela unida pelo espírito e não pelo sangue".
João Paulo II
Em carta às famílias publicada no mesmo ano, São João Paulo II, reconheceu a iniciativa da ONU em propor a data como sendo uma celebração internacional, respondendo, assim, ao apelo e inspiração da Constituição Conciliar Gaudium et Spes. O papa disse que a Igreja assumiria, também, a celebração em seu calendário.
"Uma nação verdadeiramente soberana e espiritualmente forte é sempre composta por famílias fortes, cientes da sua vocação e da sua missão na história", disse São João Paulo II, por ocasião do Ano Internacional da Família.
Criação
No dia 15 de Maio de 1994 a ONU (Organização das Nações Unidas) celebrou o ano internacional da família, através do tema "Família, Capacidades e Responsabilidades num Mundo em Transformação". A partir daí essa data ficou internacionalmente conhecida como o Dia da Família.
Entre os objetivos do Dia Internacional da Família estão a necessidade de divulgar a importância da família na sociedade; sublinhar o caráter basilar da família na educação das crianças; passar mensagens de amor, respeito e união, elementos essenciais para o relacionamento de todos os componentes da família; alertar a sociedade para os direitos e responsabilidades das famílias e sensibilizar os cidadãos para as questões sociais, econômicas e demográficas que afetam a família.
Confira a mensagem da Comissão Nacional da Pastoral Familiar:
Dia Internacional da Família - 2015
"A família é uma realidade tão importante, essencial que mesmo a ONU, uma instituição laica, reconhece a sua importância, o seu valor e a necessidade da mesma ser valorizada e protegida. Ainda mais nó, cristãos e agentes da Pastoral Familiar, que sabemos que a origem da família está em Deus devemos aproveitar este dia para reconhecermos e fazermos reconhecer a importância, o valor e a necessidade de cuidarmos das famílias. Deus é o autor da família ao criar o homem e a mulher e uni-los para construírem uma sociedade de vida e amor. Por isto neste dia rezemos pelas famílias: a nossa família, a família de nossos vizinhos, as famílias do mundo inteiro. Lembremos as famílias que sofrem devido a enfermidades, miséria, fome, perseguição. Lembremos as famílias que residem em locais de guerras e terras afetadas pelo terrorismo, pela intolerância religiosa, pelos terremotos e enchentes. Coloquemos nas mãos do Senhor da vida as necessidades de cada família em sua realidade. Hoje é um dia de agradecermos a Deus por esta dádiva que é a família e fazermos algo pelas famílias: defender a vida, valorizar os pais, educar os filhos, oferecer a Deus uma prece de agradecimento e de súplica"
Salmo 127
- Feliz és tu, se temes o Senhor e trilhas seus caminhos!
- Do trabalho de tuas mãos hás de viver, serás feliz, tudo irá bem!
- A tua esposa é uma videira bem fecunda no coração da tua casa;
os teus filhos são rebentos de oliveira ao redor de tua mesa.
- Será assim abençoado todo homem que teme o Senhor.
O Senhor te abençoe de Sião, cada dia de tua vida,
- para que vejas prosperar Jerusalém, e os filhos dos teus filhos.
Ó Senhor, que venha a paz a Israel, que venha a paz ao vosso povo!
Comissão Nacional da Pastoral Familiar (CNPF)

Nenhum comentário:

Postar um comentário