Image Map

quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Semana da Família.

Dom Aldo Pagotto
Arcebispo da Paraíba

Com o Dia dos Pais inaugura-se a Semana da Família, cujo tema é “O amor é a nossa missão: a família plenamente viva”. Essa temática será abordada no 8º Encontro Mundial das Famílias (de 22 a 25 de setembro, em Filadélfia, USA), com a presença do Papa Francisco, seguindo-se o Sínodo dos Bispos (de 4 a 25 de outubro, em Roma). O Setor Vida e Família da CNBB preparou um subsídio sobre a temática. Todos nós que nos dizemos cristãos somos responsáveis pela formação humana e cristã junto às nossas próprias famílias.
Hoje nos deparamos com desafios cuja complexidade supera a nossa capacidade humana de enfrentá-los. Entretanto, o Senhor nos confia essa missão, evangelizadora e pastoral! São João Paulo II dizia: “o futuro da humanidade depende da família”. A instituição familiar sofre desgastes e ameaças. Entre outros problemas gravíssimos estão a disseminação das drogas, educação deficiente, falta de oportunidade profissional, uniões consensuais de breve duração, filhos gerados que ficam soltos, sem orientação. Como se isso não bastasse, grupos ideologizados afirmam a falência da família, substituída por uniões informais, ao sabor do prazer, ou da tendência do momento. São chamados modelos familiares pluriformes.
Grupos de pressão desqualificam cristãos que se comportam de acordo com a lei natural e divina, ou seja, vivem o caráter sagrado da família - não obstante ativistas patrocinados desqualificarem a instituição familiar, nós defendemos e promovemos a instituição familiar, orientando-nos pelos Mandamentos da Lei de Deus e pelos valores do Evangelho de Jesus. Pelos princípios da fé que ilumina a razão, nós entendemos que os valores da lei natural e da lei divina são referenciais irreformáveis. Cabe aos pastores da Igreja orientar os filhos e filhas de Deus na vocação e missão de formar e fortalecer os vínculos familiares, não obstante as mudanças de comportamento moral, adotadas pela maioria das pessoas na circunstâncias atuais da modernidade.
Os valores indissociáveis que estabelecem a instituição familiar são: o amor fiel que une um homem e uma mulher de forma monogâmica, voltado à geração e educação dos filhos. Os cristãos têm o direito de defender a vida e a família contra aqueles(as) que optam por estilos de vida peregrina. A defesa e a promoção da instituição familiar são ao mesmo tempo um direito e um dever. Ao cumpri-las não agredimos ninguém. A vitalidade da família, chamada “igreja doméstica”, assenta-se na vivência da unidade na caridade, manifestada no amor fiel entre os esposos, os pais, e seus filhos(as). O Matrimônio é vocação e não aposta. Vocação cultivada, futuro promissor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário