Image Map

sábado, 4 de novembro de 2017

11ª Reunião do Conselho Arquidiocesano da Pastoral Familiar no Centro de Pastoral Maria Mãe da Igreja - CPMMI

Aconteceu na tarde do dia 04.11.2017, no Centro de Pastoral Maria Mãe da Igreja ( CPMMI ) uma palestra sobre sensibilização e identificação do comportamento suicida.
Com a monenclatura de um ato deliberado,iniciado e levado a cabo por uma pessoa com pleno conhecimento ou expectativa de um resultado fatal, ( OMS, 2011 p. 66 ) o comportamento suicida revela ideação, tentativas e ameaças de automutilação que se apresenta em cada pessoa de uma forma totalmente distinta e que vem de  "n" situações.
Essa epidemiologia é algo multifatorial e não tem receita explicativa para isso. Gráficos mostram que mais de 800.000 pessoas morrem por suicídio todos os anos.
Sendo a segunda principal causa de morte entre os jovens de 15 a 29 anos. De cada 100 pessoas, 17 chegam a pensar em suicídio, 5 planejam, 3 tentam e apenas 1 pessoa chega a ser atendida em um pronto socorro. ( Fonte: BOTEGA, N. J; et al, 2005, p. 2-5 ).
A importância do olhar e da escuta ao paciente suicida, com uma postura acolhedora, convocando o sujeito a falar sobre seu sofrimento, através de uma escuta atenta, interessada e livre de julgamentos ou preconceitos, são serviços oferecidos por voluntários que ajudam na prevenção do suicídio.
O OUVIR ao próximo, tem importância fundamental para a prevenção de casos de suicídios, pois muitas vezes a decisão pela morte é fruto de uma série de decepções, causadoras de grande sofrimento.
Podemos obter ajuda no atendimento desse comportamento nas redes de apoio dos CAPS-Centro de atenção psicossocial que disponibilizam serviços qualificados e no PRAVIDA - programa de apoio a vida, de atendimento gratuito e especializado, todas as quintas, a partir das 13h.
Encaminhamento na atenção básica e de atendimento por ordem de chegada.
Contato: ( 85 ) 33668149 e 984005672
Local: Rua Capitão Francisco Pedro, 1290 - Rodolfo Teófilo
HUWC  ( Hospital Universitário Walter Cantídio ). 








Nenhum comentário:

Postar um comentário