Image Map

terça-feira, 7 de julho de 2015

Celebrar a Família e a Vida: dioceses e comunidades do Brasil organizam encontros.

domboscoOs subsídios "Hora da Família" e "Hora da Vida" têm por objtivo motivar as comunidades para celebrar intensamente, em todo o Brasil, a Semana Nacional da Família, de 9 a 15 de agosto, e a Semana Nacional da Vida, de 1º a 7 de outubro, que culminará com o Dia do Nascituro, dia 8 de outubro. Confira a mensagem do bispo de Osasco (SP) e presidente da Comissão para a Vida e a Família da CNBB, dom João Bosco Barbosa.
São produzidos pela Comissão Episcopal para a Vida e a Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e Comissão Nacional da Pastoral Familiar (CNPF), animam as famílias ao encontro fraterno, de partilhas e reflexões sobre os ensinamentos e valores cristãos acerca da vida e da família.
Os subsídios trazem propostas de encontros, celebrações, reflexões e ações para serem realizadas durante todo o ano. Podem ser adaptados à realidade local, sendo um guia para momentos de maior comunhão das famílias na evangelização e transformação da sociedade em favor da família.
Família reunida
Cada subsídio propõe sete encontros com temas diversos, a partir da temática principal, além de celebrações pela Reconciliação e Paz, Dia da Vida Consagrada, Terço pela Vida, e mensagem do papa Francisco para o Dia Mundial das Comunicações Sociais, que este ano trata da comunicação na família e um discurso aos médicos católicos.
A edição de 2015 do "Hora da Família" está em sintonia com o tema do Encontro Mundial das Famílias, que ocorrerá no mês de setembro, na Filadélfia. Propõe para reflexão "O amor é a nossa missão: a família plenamente viva" e traz na capa do subsídio uma imagem do papa Francisco rodeado de crianças alegres com balões, celebrando a família.
Evangelho da vida
O "Hora da Vida" traz como tema de reflexão "O Evangelho da Vida: Anunciar, Celebrar e Servir", propondo sete encontros, com diferentes abordagens sobre a celebração da Vida. O subsídio recorda também os 20 anos da Encíclica Evangelium Vitae, de São João Paulo II. "A Semana da Vida e o Dia do Nascituro são instrumentos que ajudam a compreender e admirar, proteger e defender, a beleza da vida, sua grandeza e dignidade, seu incomparável valor", explica dom Petrini.
Hora da Família
1º Encontro - Gerados no amor de Deus
2º Encontro - Sexualidade: Dom de Deus
3º Encontro - Homem e mulher construindo um matrimônio santo
4º Encontro - Criando o futuro
5º Encontro - Todo o amor dá frutos
6º Encontro - Família, esperança de Deus para o mundo
7º Encontro - Igreja, mãe e mestra
Celebração - Reconciliação e Paz
Celebração - Fidelidade e perseverança
Celebração - Fecundidade conjugal e familiar
Celebração - Vida consagrada e familiar
Hora da Vida
1º Encontro - Cristo, o Verbo da vida
2º Encontro - O povo da vida e pela vida
3º Encontro - Anunciar o Evangelho da Vida
4º Encontro - Celebrar o Evangelho da vida
5º Encontro - Servir o Evangelho da Vida
6º Encontro - A Família, Santuário da Vida
7º Encontro - Viragem cultural
Terço pela Vida
Celebração da Vida
Vigília e oração pela Vida

Nenhum comentário:

Postar um comentário