Image Map

sábado, 9 de julho de 2016

Não deixes morrer o samaritano que está em ti.

Dom José Gislon
Bispo de Erexim

Resultado de imagem para dom jose gislon bispo de erexim Estimados Diocesanos! Na vida familiar, na comunidade ou em outros ambientes que costumamos frequentar, podemos nos deparar com situações que nos questionam, ou nos deixam inquietos, vendo a dor, o sofrimento, a solidão e, às vezes, o estado de abandono ou de apatia em que vivem algumas pessoas. 
Diante destas situações, podemos ter várias reações. Podemos ser indiferentes, fazer de conta que não vimos o sofrimento do outro, nem ouvimos o seu pedido de ajuda, manifestado no olhar, no silêncio e às vezes nas lágrimas. Preferimos passar por outro caminho para não mais precisar ver certas situações, tentando assim fazer calar a voz da nossa consciência. Podemos também ser solidários, manifestando compaixão, nos tornando sinal do amor, da ternura e da misericórdia de Deus para com os irmãos e irmãs que padecem.
Por isso, a conversão é uma experiência da qual não podemos abrir mão. Ela nos aproxima do Deus da vida, mas também nos faz descobrir e, às vezes, redescobrir a presença do Senhor nos irmãos. A conversão pode ser a passagem da falta de fé à fé, ou do mal ao bem. Na pessoa que crê no Senhor Jesus, a conversão pode se manifestar como uma passagem da fé considerada um complexo de doutrinas que se pode conhecer à fé vivida nas ações do dia-a-dia.
O Samaritano não fica perguntando quem é meu próximo, ele se faz próximo daquele que precisa, sabe manifestar compaixão, é capaz de ações de misericórdia, generosas, desinteressadas e livres de preconceitos. O exemplo dele é Jesus, que se fez próximo de cada um, dos justos e injustos, dos santos e pecadores, dos amigos e inimigos. Ele está atento não só às próprias preocupações, mas também às necessidades dos outros. Para o Samaritano, o próximo não é definido por uma teoria, mas por um apelo à sua misericórdia, a fazer-se próximo pelo amor caridade, comprometido com a vida, com o irmão, com a vida eterna no Reino de Deus

Nenhum comentário:

Postar um comentário